Coluna
Cefaléia Cervicogênica
A Cefaléia Cervicogênica é um tipo de dor de cabeça muito comum, mas pouco diagnosticada por apresentar sintomas que confundem com as cefaléias mais comuns.
Afeta mais as mulheres e pessoas que sofreram algum trauma na cabeça ou na região cervical.
É uma dor tipo pressão, não pulsátil, às vezes latejante, que tem origem no pescoço ou na nuca, e na região occipital (atras da cabeça) e se irradia para algumas regiões da cabeça e até para a face podendo ir até os olhos e as têmporas. Em alguns casos irradia para o ombro e braço, geralmente em um só lado. Tem duração de algumas horas, podendo diminuir e aumentar várias vezes durante alguns dias. Náuseas e tonteiras podem estar associadas.
É causada por alterações estruturais da coluna cervical, principalmente nos seguimentos mais altos, como hérnias de disco, artrose cervical, compressões dos nervos, contraturas musculares, torcicolo e até tumores.
O estresse, tensão, ansiedade também podem ser uma causa ou componente agravante deste tipo de dor, por serem responsáveis por contraturas musculares excessivas na região do pescoço.
Como as principais causas da Cefaléia Cervicogênica são alterações da Coluna Cervical, o tratamento vai de fisioterapias para analgesia e correções posturais, até infiltrações (bloqueios anestésicos de nervos) e cirurgias.
Deixe uma resposta