Coluna
Você tem dor nas costas?
PODE SER A HORA DE MARCAR UMA CONSULTA COM O ESPECIALISTA…
A dor na coluna é um dos problemas de saúde mais frequentes, geralmente devido má postura nas atividades diárias simples como sentar, abaixar, pegar peso de forma errada, andar e até dormir.
A coluna lombar é a mais afetada causando a dor chamada de LOMBALGIA, mas a coluna do pescoço (cervical) e a torácica também podem ser prejudicadas. Dor aguda, que vem de repente como uma torção ou uma travada, pode ser mais fácil de tratar, mas é um sinal de alerta e deve ser investigada pelo Neurocirurgião.
A dor geralmente está associada à problemas posturais. Ocorrem alterações degenerativas (desgastes) dos ossos da coluna (as vértebras), desgastes das cartilagens e tendões, que ajudam na sustentação da coluna. Daí vem a dor mais prolongada, crônica, que merece muito mais atenção do médico e do paciente. Esses desgastes com o tempo podem levar a famosa HÉRNIA DE DISCO. Esse disco é o disco intervertebral, feito de cartilagem e está na articulação entre uma vértebra e outra. Quando seu desgaste avança, ele amolece e uma parte dele pode se soltar ou abaular, comprimindo os nervos que vão para nossos membros, por exemplo para as pernas no caso da coluna lombar, causando a dor que corre para o membro afetado.
Em qualquer das fases o tratamento pode ser iniciado com remédios para dor, antiinflamatórios e fisioterapias. Na maioria das vezes isso resolve sem que seja necessário cirurgia. Porém quando o tratamento não faz melhorar ou em casos de dor muito aguda, INCAPACITANTE ou com FRAQUEZA MUSCULAR, está indicado a cirurgia que pode ir desde a retirada da hérnia e descompressão no nervo através de MICROCIRURGIA, com microscópio, endoscópio, até uma cirurgia para descompressão e artrodese (fixação com parafusos) de segmentos da coluna.
Deixe uma resposta