Nervo
Síndrome do Túnel do Carpo
A Síndrome do Túnel do Carpo é uma doença de nervo periférico causada pela compressão de um nervo, chamado Nervo Mediano, na região do punho chamada de Túnel do Carpo. É uma Neuropatia Compressiva. Está presente em cerca de 1% da população, sendo 4x mais frequente no sexo feminino que no masculino.
Na maioria das vezes ela é acontece apenas em uma mão, porém alguns estudos indicam que pode aparecer de 40 a 50% das vezes, nas duas mãos. Os sintomas são dormência, queimação, dor, formigamento, na palma da mão, nos 3 primeiros dedos (polegar, indicador, médio) e na metade do dedo anelar (vide figura), área inervada pelo Nervo Mediano.
Geralmente, os sintomas iniciam-se fracos e de forma gradual, ao longo de semanas ou meses, vão aumentando. É muito comum haver piora dos sintomas à noite, durante o sono, chegando a acordar o(a) paciente.
Nas formas mais avançadas, ocorre também sintomas motores como fraqueza na região da mão afetada, devido a uma maior compressão do nervo. O Diagnóstico é geralmente clínico, feito pela história das queixas do(a) paciente e seu exame físico. Porém alguns exames complementares como a Eletroneuromiografia podem auxiliar no diagnóstico. Outros como a Ultrassonografia e a Ressonância Magnética podem ser indicados para descartar outras causas para a compressão do nervo em questão.
O tratamento pode ser feito inicialmente com medicações e fisioterapias. Havendo falha, então pode estar indicado tratamento cirúrgico que consiste na liberação e descompressão do nervo ao nível do Túnel do Carpo, com uma pequena incisão de 4 a 5cm.
Deixe uma resposta