Coluna, Postura
Saúde da Coluna do Idoso
O crescimento da população idosa é uma realidade no mundo. No Brasil, já são cerca de 15 milhões com mais de 65 anos. Sendo assim, cientistas e médicos têm um desafio que é se adaptar para rever todos os cuidados à saúde do idoso.
Com o aumento da expectativa de vida, cresce proporcionalmente o número de pessoas nesta faixa etária com doenças crônicas da coluna, geralmente relacionadas com o desgaste das vértebras.
Uma delas é a osteoporose, uma doença silenciosa, que não causa dor, mas causa o enfraquecimento dos ossos devido a perda de cálcio (que acontece com a idade), tornando-os mais porosos e aumentando o risco de fraturas. Ela também pode causar desgastes das articulações intervertebrais, o que leva ao aparecimento das artroses, bicos de papagaio, escoliose e compressão dos nervos da coluna. Essas outras doenças, ao contrário da osteoporose, causam dor, muitas vezes sendo necessário cirurgias.
O ideal sempre é a prevenção destas doenças comuns entre os idosos.
A prevenção passa por melhores hábitos durante a vida, se possível desde a infância, com alimentação saudável rica, principalmente, em substâncias anti-oxidantes e importantes para o fortalecimento ósseo e muscular, atividade física regular e atividades para correção postural.
Deixe uma resposta