Crânio
Qual a causa do Acidente Vascular Cerebral? Como prevenir?
Não existe uma causa só para a ocorrência do AVC. Na verdade, existem alguns fatores de risco, que quanto mais deles a pessoa tiver, maior será a possibilidade de apresentar um AVC.
Há maior chance de ocorrer um AVC em familiares de pessoas que já tiveram o AVC, visto que muitos destes fatores de risco podem ser hereditários e muitos hábitos familiares se repetem.
Os fatores de risco mais comuns são:
- Pressão Alta;
- Diabetes;
- Aumento dos Níveis de Gorduras no Sangue (Colesterol, Triglicerídeos);
- Fumo;
- Consumo Frequente de Bebida Alcoólica;
- Obesidade;
- Sedentarismo.
O risco de ocorrer um novo AVC é grande. Então, pacientes que antes não faziam controle de suas doenças devem seguir rigorosamente o acompanhamento e o tratamento dos fatores de risco deve ser multidisciplinar.
A reabilitação deve ser feita com fisioterapias específicas, fonoterapia, terapias ocupacionais, e não há tempo determinado para que termine. As sequelas podem causar limitações mas o paciente pode ter uma qualidade de vida muito boa, claro se a doença não o incapacitou totalmente, e se seguir as “regras”.
A prevenção é o melhor remédio sempre, todos os fatores de risco podem ser controlados ou evitados com:
- O tratamento adequado e acompanhamento regular das doenças pré-existentes;
- Atividade física regular,
- Redução de peso
- Redução do stress
- Alimentação saudável (frutas, verduras, legumes, fibras; evitar excesso de sal, gorduras e açúcar) e em horários regulares;
- Melhoria da qualidade do sono, dormindo as horas necessárias e no horário correto;
- A falta de atividade física aumenta muito o risco de doenças vasculares como o AVC, infarto cardíaco, além de doenças degenerativas da coluna, demências como o Alzheimer, entres outros.
Deve-se praticar atividade física regularmente, evitando excesso e evitando também a atividade intensa em 1 ou 2 dias na semana. Ex: melhor 30min diário de caminhada do que jogar bola ou nadar por 2h num dia só.
Deixe uma resposta