Cirurgia, Crânio
Hidrocefalia de Pressão Normal
A Hidrocefalia é o acumulo de Líquor nos ventrículos cerebrais (cavidades existentes no cérebro). O liquor é o líquido existente no cérebro e na coluna, e que é produzido e absorvido diariamente, num fluxo continuo.
Normalmente quando ocorre a hidrocefalia (por causas diversas) há aumento da pressão intracraniana podendo levar ao coma. Porém, nos idosos, a atrofia cerebral altera o fluxo do liquor, causando o seu acumulo mas sem aumentar a pressão dentro crânio. Apesar de a doença ter sido descoberta há várias décadas, a sua fisiopatologia ainda não foi totalmente definida, havendo várias hipóteses para a ocorrência dos sintomas.
Também conhecida como Síndrome de Hakim Adams, a HPN é uma doença de progressão lenta, que pode acometer idosos entre 60 e 80 anos, caracterizada por distúrbio da marcha, quadro demencial e incontinência urinaria. Ela é cerca de 5% das causas de demência, ficando atrás da Doença de Alzheimer e da demência vascular, mas é uma das poucas que pode ser reversível. Muitas vezes os pacientes podem ser diagnosticados com algum tipo de demência tendo na verdade a HPN.
Além do quadro clinico um exame de Ressonância Magnética cerebral mostra atrofia cerebral com aumento dos ventrículos. Com a suspeita da doença, é necessário a realização de um teste que consiste na retirada de certa quantidade de liquor através de uma punção lombar com agulha especifica. Havendo melhora dos sintomas há grande sugestão do diagnostico da síndrome. Como o líquido é normalmente produzido diariamente, a melhora dos sintomas é temporária. Desta forma, para reduzir a quantidade do liquor no cérebro, torna-se necessário a realização de uma cirurgia para implante de um sistema valvular que drenará continuamente este excesso. Uma cirurgia endoscópica intracraniana também é uma alternativa. Com ela, conseguimos alterar o fluxo liquórico, revertendo os sintomas.
Um comentário
maria silvania
bom dia@ obrigodo ,e muito importante sua orientacao medica