Coluna
Dicas de Prevenção da Dor nas Costas
Sendo a má postura uma das causas das doenças degenerativas da coluna, então:
MANTENHA UMA BOA POSTURA CORPORAL NO SEU DIA-A-DIA:
- – Se você fica muito tempo sentado, até mesmo dirigindo, mantenha-se encostado na cadeira, a inclinação do encosto não deve passar de 30º.
- – No trabalho, prefira uma cadeira giratória, evitando “torcer o tronco”. Levante-se e/ou alongue algumas vezes durante o período.
- – Deixe o monitor do computador ou seu tablet, celular ou livro, na altura dos olhos mantendo a cabeça reta, olhando para frente.
- – Se fica muito em pé, mude de posição, ande um pouco, fique sempre apoiado nas duas pernas, isso distribui o peso do corpo evitando sobrecarga no quadril e dobrar a coluna. –
– Ao pegar algum peso abaixe dobrando os joelhos, traga objeto para próximo do corpo até apoiá-lo e levante. Nunca dobre a coluna.
– Dormindo de lado coloque um travesseiro entre os joelhos e se for de barriga p cima um travesseiro ou almofada embaixo deles. Isso ajuda a coluna ficar numa posição neutra, sem ser prejudicada.
ALGUNS HÁBITOS TAMBÉM CONTRIBUEM PARA A PREVENÇÃO:
– Não fume: está provado que o fumo aumenta muito os riscos de desgastes dos discos vertebrais pois a nicotina altera a circulação sanguínea do nosso corpo como um todo e isso não deixa os nutrientes chegarem de forma adequada nas articulações.
– Faça atividade física com regularidade e com auxílio de um profissional. Músculos fortalecidos ajudam a manter uma boa postura, dividindo o peso do corpo com os ossos da coluna e os discos vertebrais, evitando seus desgastes. Porém nem todo exercício é favorável à coluna. Procure também orientação do seu médico.
– Mantenha um peso adequado para sua altura. Obesidade causa sobrecarga de peso sobre as estruturas da coluna, acelerando a degeneração.
– Alimentação saudável com legumes, folhas verdes, frutas, leite, carne magra e ingestão de muito líquido ajudam o bom funcionamento dos nossos órgãos e também da coluna. Cálcio e vitamina D são essenciais aos ossos. Além dos acima, alguns alimentos com estas substâncias são: peixes gordos, fígado, ovos e frutas secas.
CUIDEM-SE
Não há idade para que apareça doença da coluna, por isso a prevenção deve ser iniciada desde os primeiros anos de vida. Se você já tem diagnóstico e sofre com as dores da coluna, mantenha-se em acompanhamento e siga com rigor as dicas do seu médico. A adesão dos pacientes é fundamental para os bons resultados.
Um comentário
Miquéias
Dica muito interessante!