Coluna
Dicas de Postura
DICAS DE POSTURA
A Organização Mundial de Saúde preconiza que em média devemos dormir de 7 a 9 horas por dia, ao dormir passamos boa parte deste período na mesma posição; é bastante tempo para arriscar ficar numa posição que possa nos causar problemas como doenças da coluna.
Esta é a hora que a musculatura está relaxada e a coluna está sem a carga de nosso corpo, mas na posição errada ela pode sofrer então a postura para dormir também é muito importante. Ficando na posição correta ajudamos na prevenção destes problemas, se alguém acorda durante a noite ou pela manhã com dor, deve rever a postura ao dormir.
De preferência de lado. Pernas fletidas em ângulo de 90º, com travesseiro ou almofada entre os joelhos. Abrace um travesseiro ou almofada para os braços não ficarem pendentes. Use um travesseiro firme com sua altura próxima a altura do ombro
De barriga para cima, prefira um travesseiro mais baixo para a cabeça e coloque outro atrás dos joelhos deixando-os levemente fletidos isso relaxa mais a coluna.
Ao levantar da cama, fique de lado e levante apoiando-se com os braços, nunca de barriga para cima:
Ao pegar algo no chão, abaixe dobrando os joelhos e não curvando a coluna. Quando curvamos a coluna, a carga sobre ela aumenta enfrente aumentando os riscos de lesões.
Carregando algum peso, faça-o com o objeto o mais próximo possível do tronco. Isso mantém a coluna mais próximo de sua posição normal e saudável.
Limpando a casa: ao varrer ou passar pano com vassoura ou rodo, alongue o cabo com um pedaço de cano. Mantenha a coluna ereta fazendo movimentos curtos, andando para frente e para trás, empurrando e puxando a vassoura, nunca fazendo movimentos de rotação do tronco.
Ao lavar louça, ou passar roupa (situações em que fica-se em pé por algum tempo e muitas vezes curvado, use um pequeno banquinho para apoiar uma das pernas, alternando com a outra após alguns minutos.
Sentado evite sofás muito moles e bancos. Prefira cadeiras com encosto vertical para apoiar bem as costas na posição ereta.
Deixe uma resposta