Crânio
O que é o A.V.C. e como ele ocorre?
O Acidente Vascular Cerebral (A.V.C.) ou Acidente Vascular Encefálico (A.V.E.), pode ser Isquêmico ou Hemorrágico. O Isquêmico é quando ocorre o entupimento de uma artéria do cérebro, fazendo com que haja falta da passagem de sangue naquela região nutrida pela artéria, ocorrendo assim um infarto naquela área. Ele ainda pode acontecer por uma trombose ou uma embolia; na trombose há o fechamento gradual da passagem do sangue, muitas vezes por depósito de placas de gordura na parede das artérias; já a embolia ocorre quando uma dessas placas, presa em algum lugar da artéria, se desprende e vai obstruir uma outra parte mais à frente e mais fina da mesma artéria ou algum de seus ramos.
O A.V.E. hemorrágico ocorre quando a artéria se rompe. Então o sangue sai da artéria, se acumulando naquela região do cérebro, formando os coágulos ou hematomas, que muitas vezes causam compressões no tecido cerebral, e os pacientes afetados necessitam ser submetidos a algum procedimento cirúrgico para remoção do hematoma.
O A.V.E., tanto o isquêmico quanto o hemorrágico, é uma emergência médica. Sendo assim, o paciente deve ser encaminhado a um hospital o mais rápido possível para ser examinado e submetido à exames complementares.
Os sintomas geralmente acontecem de forma súbita, sendo os mais comuns:
- Fraqueza de um dos lados do corpo (um membro ou o braço e a perna);
- Dormência;
- Dificuldade de falar
- Dificuldade de entender o que é dito ao paciente;
- Confusão mental;
- Incoordenação motora / desequilíbrio;
- Alteração súbita da visão.
Deixe uma resposta