Cirurgia, Coluna, Nervo, Postura
Infiltração na Coluna Vertebral
As infiltrações realizadas na Coluna Vertebral são procedimentos Minimamente Invasivos. Não necessitam de cortes, seus riscos são mínimos e a internação dos pacientes é curtíssima. Estão indicadas nos pacientes que sofrem com a dor refratária causada por doença da Coluna Vertebral, ou seja, que não melhora com o tratamento conservador: Fisioterapias, medicações e repouso.
A técnica consiste em injetar medicações anestésicas e antiinflamatórias, em pontos específicos da coluna onde identificamos que há alterações possivelmente causadoras da dor.
As infiltrações têm como objetivo promover alívio da dor causada pelas hérnias de disco, pelas artroses da coluna (desgastes das articulações ou “bico de papagaio”), evitando ou (dependendo do caso) prorrogando a indicação de tratamento cirúrgico mais invasivo.
Além disso este procedimento nos ajuda a identificar a real causa da dor quando o quadro clínico, exame físico e exames de imagem deixam dúvidas. Desta forma, servem também como teste terapêutico, nos mostrando onde agir em caso de futura indicação cirúrgica, que poderá ser desde outros procedimentos Minimamente Invasivos como Rizotomia Percutânea por Radiofrequência, Artrodese Percutânea, até uma cirurgia aberta com descompressão e Artrodese do segmento afetado. Dentro das Infiltrações da coluna está o bloqueio anestésico de nervo, que melhora a dor causada pela inflamação dos nervos da região afetada.
O procedimento é realizado no Centro Cirúrgico, sob sedação ou não. É feita uma anestesia local, na pele e assim, depois é introduzida uma agulha própria para o procedimento, até o ponto-alvo da coluna, guiada por um aparelho de radioscopia.
Com a melhora da dor após a infiltração, o paciente estará em melhores condições para seguir seu tratamento com uma reabilitação mais efetiva. Além disso, conseguimos reduzir ou retirar totalmente as medicações analgésicas utilizadas até aquele momento, reduzindo assim os riscos de efeitos colaterais causados pelo uso crônicos destas drogas (gastrites, doenças do fígado, rins, etc). A melhora da dor pode ser por semanas, meses, ou até anos.
Pode haver retorno total ou mais brando da dor, após estes períodos, muitas vezes sendo indicadas novas infiltrações, ou outros procedimentos minimamente invasivos como a Rizotomia por Radiofrequência. A alta hospitalar geralmente é no mesmo dia, podendo, a maioria dos pacientes retornar às suas atividades normais no dia seguinte.
Introdução da agulha de infiltração, com auxílio da radioscopia.
Agulhas nos Forames Inververtebrais, onde estão os nervos da coluna.
Modelo mostrando o Forame intervertebral. Local de injeção das medicações para bloqueio anestésico do nervo.
Exame realizado durante o procedimento, mostrando realce por contraste do trajeto do nervo. Local correto para a Infiltração.
Modelo mostrando local para Infiltração da Faceta Articular (articulação da coluna).
Exame em AP no ato cirúrgico mostrando local de Infiltração das Facetas Articulares.
Exame em Perfil. Agulhas chegando no ponto de Infiltração das Facetas Articulares.
2 Comentários
Josi
Tenho hérnias de disco, muita dor na coluna. qual cirurgia é melhor
Fabricio Zacarias
Olá! Josi o ideal é marcar uma consulta para análise do seu caso.
Você pode marcar por https://www.doctoralia.com.br/medico/zacarias+paes+fabricio-11982039#booking
ou telefone (22) 2723-1104